Esse post é o Nº1 de comentários no blog! Ele trata de um assunto polêmico e os comentários trazem muitas opiniões bacanas, gerou uma ótima discussão sobre o tema e vale super a leitura. Engraçado que, relendo e lendo as opiniões de vocês, fui mudando de ideia…acho que hoje já penso diferente, penso mais na praticidade do que na beleza, talvez! Ainda bem que a gente muda né? Ficar com o mesmo pensamento de mais de 3 anos é esquisito, rs!
Post original publicado em 29 de maio de 2012
Olá pessoal, bom dia!
Hoje vou falar de uma coisa que particularmente EU não gosto: os anexos no convite de casamento. Lembrando que gosto é gosto e nada aqui é regra, apenas nossa opinião pessoal!
Me dá nos nervos aquele mini clips segurando cartão de presente, cartão de presença, mapa, etc…Acredito que existem outras formas de comunicar tudo e passar todas as informações necessárias.
Vamos lá? Começando pelo CARTÃOZINHO COM LISTA DE PRESENTES: colocar ou não colocar?
Nossa sincera opinião: não faça isso. Além de ficar esteticamente estranho aquele cartão bem na frente do nome dos seus pais, escrito com uma letra minúscula e tudo apertado num pedacinho de papel, é desagradável você logo de cara “pedir” pra ganhar presente.
Tá, exagerei um pouco…mas o que quero dizer é que, a partir do momento que você coloca a informação que existe uma lista de presentes, o convidado se sente na obrigação de dar. E ninguém tem obrigação de dar presente de casamento, as pessoas dão porque querem nosso bem, querem retribuir o convite, querem prestigiar, e não porque é uma “obrigação”, entendem o que quero dizer?
Acho deselegante colocar o cartãozinho, o ideal é que os familiares mais próximos saibam onde está sua lista, sua mãe, sogra, irmã, madrinhas, amigas próximas, enfim, que todos saibam, para poder informar quem perguntar. Os interessados em dar presente sempre vão perguntar pra eles ou vão comprar em alguma loja de preferência.
Não estou dizendo pra não fazer lista, faça sim a lista até porque ajuda você e seus convidados, a questão é que não precisa colocar no convite, simples assim. E tem um monte de loja que tem o cartãozinho pronto, passe longe deles!
Melhor jeito de comunicar sobre a lista de presentes: faça um site e, dentre outras informações importante, coloque sobre a lista.
CARTÃO/CONVITE INDIVIDUAL: se a família convidada tem 6 integrantes então são 6 cartõezinhos + o cartão da lista de presente preso no clipinho?! Não dá né? No endereçamento do convite já está explícito quantas pessoas foram convidadas (esse post aqui é bem explicativo), então não precisa colocar convite individual.
Melhor jeito de evitar bicão: faça confirmação de presença, contrate alguém pra ficar responsável pelo R.S.V.P e assim você consegue controlar a quantidade de pessoas que irá ao casamento. Simplesmente oriente a pessoa do R.S.V.P a não autorizar a presença de um número maior de pessoas do que aquele determinado por convite. (mas tenha em mente que os queridos bicos existem e por mais top que seja seu esquema de acesso a festa eles sempre estarão presentes!)
MAPA DE LOCALIZAÇÃO: tanto eu quanto a Paula casamos em um lugar afastado e de acesso relativamente chato. Justamente por isso não colocamos o mapa, porque ele teria que ser meio complexo e cheio de informações, o que iria deixar mais poluído.
Melhor jeito de informar como chegar: no mesmo site que você vai colocar as informações de data, lista de presentes, etc, coloque instruções de como chegar. Aproveite o espaço “livre” e coloque todas as referências necessárias, dicas de hospedagem, dicas de transporte que levam até o lugar (exemplo se há táxis perto, se tem estacionamento no local, endereço do estacionamento mais próximo, se haverá algum serviço de traslado, etc). O site possibilita, inclusive, que seu convidado trace a rota da casa dele até o local do seu casamento através de ferramentas como Google Maps, Maplink entre outros. E você ainda economiza na impressão.
Mas gente, isso é a minha opinião e sei que da Paula também, o que não significa que tem que ser assim! Cada um faz do jeito que prefere e que acha mais adequado. Se achar que deve enviar tudo isso junto com o convite, só tome cuidado pra não ficar pesado e confuso pro seu convidado.
Pra quem quiser se inspirar em outras formas de reunir tanta informação num lugar só, os americanos são campeões em fazer com criatividade e capricho! Além do convite eles mandam mapas, cartões-resposta para confirmação de presença, roteiro da festa, dicas de hospedagem…
Gostaram do post? Concordam com nosso raciocínio ou não?!
Queremos saber como você vão fazer ou fizeram!